terça-feira, 17 de agosto de 2010

MANEJO DE AGROTÓXICO E FERTILIZANTES

Sustentabilidade
O conceito de sustentabilidade é prioridade das políticas de pesquisa agropecuária. Na Agenda 21 - “A idéia de uma agricultura sustentável revela, antes de tudo, a crescente insatisfação com o status quo da agricultura moderna”. Simultaneamente: a conservação dos recursos naturais e fornecimento produtos mais saudáveis, sem comprometimento dos níveis tecnológicos já alcançados de segurança alimentar, o desenvolvimento sustentável, não é apenas desenvolvimento econômico e sim o resultado de interações entre:


• A manutenção, à longo prazo, dos recursos naturais e da produtividade agrícola;

• O mínimo de impactos adversos ao meio ambiente;

• Retornos adequados aos produtores;

• Otimização da produção com um mínimo de insumos externos;

• Satisfação das necessidades humanas de alimentos e renda; e

• Atendimento às necessidades sociais das famílias e das comunidades rurais.

Biodiversidade

Toda atividade agrícola sempre leva a uma redução da biodiversidade Terra nativa, com muitas espécies de plantas e animais em equilíbrio ecológico. a terra agricultável é onde predominam menos espécies e em desequilíbrio provocando uma

redução da biodiversidade nos solos e de espécies vegetais cujas raízes representam fonte de energia para microrganismos específicos da rizosfera que seriam decompostos por outros organismos, formando a cadeia trófica.

A perda de diversidade ocorre bastante em sistemas de monocultura com uso intenso de agrotóxicos, sendo bem acentuada principalmente quando há o uso de inseticidas de solo (nematicidas) e fungicidas.

Erosão dos solos
intimamente relacionada com a sustentabilidade da atividade agrícola, decorre fundamentalmente da passagem abrupta de áreas de florestas e pastagens naturais para sistemas agrícolas de monoculturas contínuas, associadas a uma mecanização intensiva e desordenada, agravada pela ausência de cobertura do solo no período entre os cultivos de inverno e de verão e pela falta de práticas de conservação como as curvas-de-nível e o terraceamento. Tendo como corrência mais comum: erosão laminar que, ao contrário da erosão em sulcos ou das voçorocas, é pouco perceptível aos olhos dos agricultores, mas traz efeitos altamente destrutivos aos rendimentos das lavouras;

Nenhum comentário:

Postar um comentário